Diferenças entre stage 1, stage 2 e stage 3 em performance automotiva

Se você está pensando em melhorar o desempenho do seu carro, provavelmente já ouviu falar sobre chip de potência, reprogramação de ECU (Remap), chip de pedal, filtro esportivo, downpipe e por aí vai. Na Vulcano trabalhamos com todos estes produtos e serviços, no entanto, é importante entender que existem diferentes graduações de aprimoramento de performance, conhecidos como “stage” (estágio) ou níveis.

Neste artigo, vamos tratar sobre a diferença entre o stage 1, 2, 3 e 4 em performance automotiva.

Stage 1:
O stage 1 é o nível inicial do aprimoramento. Ele considera a realização de um ou mais aperfeiçoamentos e geralmente, envolve:
Reprogramação stage1 de ECU ou instalação do chip de potência (Chip Tuning)
Soluções para aumentar a potência e o torque do motor, sem afetar a confiabilidade ou a segurança do veículo.
Chip de pedal (Pedal Box)
O chip de pedal remove o delay do acelerador, proporcionando mais agilidade nas arrancadas e retomadas. Com Pedal Box da Speed Buster, são 5 níveis de otimização do pedal de fácil configuração através de aplicativo. Na reprogramação de ECU também é possível aprimorar o tempo de resposta do acelerador.
Filtro de ar esportivo
O filtro esportivo é recomendado em todos os stages, pois aumenta o fluxo de ar do motor, o que proporciona ganho de alguns cavalos a mais do carro.
Difusor de escapamento
O difusor de escape é uma válvula que controla a direção da saída do fluxo dos gases do motor. Quando fechada, o fluxo segue igual ao original, mas quando aberta, libera os gases antes do final do escapamento, encorpa o ronco do carro e ganha alguns cavalos de potência.

Stage 2:
O stage 2 é um nível intermediário de aprimoramento, exige algumas modificações adicionais no carro e uma reprogramação da ECU mais elaborada. Neste estágio passa a ser obrigatório o filtro esportivo. Também é realizada a substituição do catalisador pelo downpipe, o que proporciona maior vazão do fluxo de gases e aumento da rotação da turbina, consequentemente, gera mais potência.

A ECU é reprogramada para alcançar um desempenho ainda maior neste estágio, também é ajustada para que os sensores do veículo não acusem algum tipo de erro de injeção por causa da ausência do catalisador.
(Downpipe – cano reto em inox 304 que substitui o catalizador no stage2, 3 e 4)

Stage 3:

É um dos níveis mais avançados de performance e envolve além do remap para stage3, filtro esportivo e downpipe também acrescenta a substituição da turbina por uma maior que a original. Em alguns casos se faz necessário a substituição de alguns componentes por outros com maior resistência e perfornance como velas, cabos, bobinas e alimentação de combustível suplementar.

Stage 4:
O stage 4 é um nível mais avançado e aprimorado, que já envolve a troca ou reforço de alguns itens originais do veículo bem como a adição de novos componentes de performance, como pistões forjados, válvulas maiores e sistemas de intercooler maior. Essas modificações permitem que a ECU seja reprogramada para alcançar um desempenho extremamente alto.

Conclusão: Em resumo, o stage 1 é a opção mais acessível e que já confere uma melhoria significativa no desempenho do carro. O stage 2 é um nível intermediário, que exige modificações adicionais no carro e oferece melhorias mais significativas no desempenho. O stage 3 e 4 são os níveis mais avançados, que exige modificações significativas no motor e no sistema de escape e oferece um desempenho extremamente alto, mas pode afetar a confiabilidade e exigir manutenção adicional.

É importante discutir suas necessidades e objetivos com um especialista em perfomance antes de escolher um nível desejado para o seu veículo. Na Vulcano prestamos esta consultoria para atender ao desejo de cada cliente.

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